Logo Amapá
segunda, 26 de setembro de 2016 - 21:24h - 17772
Instituto do Hospital Sírio Libanês vai abrir 160 vagas para especialização no Amapá
Especialização será ofertada na modalidade semipresencial, no período de 10 meses
Por:
Foto: Márcio Pinheiro
Parceria com o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês contemplou o Amapá com 160 vagas de especialização na saúde. O objetivo é buscar estratégias para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

A especialização será ofertada na modalidade semipresencial, no período de 10 meses, com aula em Macapá. Ao todo serão oferecidas as seguintes especializações: Gestão das Clínicas nas Regiões de Saúde; Regulação em Saúde; Vigilância em Saúde e Gestão da Vigilância Sanitária. O público-alvo de cada curso será formado por 40 profissionais, com formação universitária e oriundos da Rede Pública de Saúde,

A principio será construída uma comissão local para  fazer a gestão dos cursos, composta por um representante da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Conselho da Secretarias Municipais de Saúde do Amapá (Cosems). Eles serão os responsáveis em disponibilizar a infraestrutura para realização das especializações, bem como a indicação de 20 profissionais de saúde que serão capacitados dentro da metodologia de ensino e aprendizagem do IEP.

O processo de inscrição será realizado em duas fases, sendo a primeira de indicação dos profissionais que será realizada em outubro. Já a segunda fase, ocorrerá de janeiro a fevereiro de 2017, para os interessados que queiram fazer as inscrições das respectivas especializações.

A secretária de Estado da Saúde, Renilda Costa, que participou da apresentação do projeto, enfatizou que a formação e a qualificação dos trabalhadores da saúde é primordial para o fortalecimento do SUS. "A importância desta formação profissional, será mais um avanço para mudarmos a saúde do Estado, porque uma rede forte e bem estruturada, trabalhando na perspectiva  da integralidade e das ações, só é possível se houver um investimento muito forte na formação desse trabalhador", disse.
 
A gestora de aprendizagem do IEP, Patrícia Leal,  explicou como será desenvolvido a especialização no Estado. "As turmas serão compostas por gestores e trabalhadores de todo o Estado, e a perspectiva é que o processo de ensino e aprendizagem seja fortalecido por meio do compartilhamento de conhecimentos, vivências e experiências que esses profissionais já trazem do seu cotidiano, além da construção coletiva de novos conhecimentos", finalizou. 
GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá