Logo Amapá
quinta, 03 de março de 2016 - 10:22h - 16518
Vice-Governador do Amapá busca no Pará ampliar experiência no setor portuário
Por: Rafael Guerra

Os Estados do Amapá e Pará focaram hoje, 3, suas discussões nos temas relacionados ao desenvolvimento regional. Enquanto que no Amapá, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MIC), Armando Monteiro, discutia o desenvolvimento do Estado através da Zona Franca Verde (ZFV), no Estado Pará o vice-governador do Amapá, Papaléo Paes, participava do seminário “Setor Portuário: Desafios e Oportunidades”.

A participação de Papaléo se deu após convite feito pelo ministro Helder Barbalho, da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP). O encontro teve o objetivo de debater e potencializar o resultado da licitação das seis áreas portuárias, todas no Pará, que foram colocadas para leilão.

Para o vice-governador, é importante conhecer a estrutura portuária do estado vizinho e, a partir dessas experiências, traçar estratégias para que o Amapá avance no setor. Visando essa meta, o Governo do Estado quer reestruturar a poligonal (planta do espaço físico) do Porto de Santana, diminuindo a interferência pública e aumentando a participação da iniciativa privada.

Investimentos do Governo Federal também estão previstos. Durante o seminário “Zona Franca Verde, Oportunidades de Desenvolvimento para o Amapá”, ocorrido hoje no Amapá, o ministro Armando Monteiro declarou que vai ajudar o Governo do Amapá na articulação de investimentos em infraestrutura básica para a implantação das indústrias. Entre os projetos, está a expansão do Porto, considerada a principal porta para os mercados internacionais.