sexta, 21 de janeiro de 2022 - 19:50h - 3539
Pacientes não vacinados representam 58% dos óbitos por covid-19
Levantamento corresponde aos pacientes internados no Centro Covid-19 do Hospital Estadual de Santana, que possui apenas leitos de UTI.
Por: Claudia Cavalcanti
Foto: Arquivo Secom
Segundo a SVS, 173 mil pessoas ainda não completaram o esquema vacinal contra a covid-19.

Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), que administra o Centro Covid-19 do Hospital Estadual de Santana (HES), mostrou que 58% dos óbitos da unidade em janeiro foram de pacientes que não receberam nenhuma dose da vacina.

Atualmente, a unidade hospitalar concentra os atendimentos de alta complexidade com 60 leitos de terapia intensiva.

Os dados referentes ao período de 1º à 20 de janeiro, deste ano, apontam que a média de idade dos pacientes que desenvolvem complicações graves da doença é de 62 anos e que a maioria, 68,8%, possui algum tipo de comorbidade.

A secretária adjunta de Atenção à Covid-19, a médica Maracy Andrade, explicou que 77% dos pacientes internados na unidade não completaram as 3 doses da vacina contra a doença.

“Isso nos mostra a necessidade da população aderir à vacinação para reforçar a imunidade, já que a resposta imunológica do paciente ao vírus melhora com a dose de reforço, especialmente nos grupos que possuem algum tipo de comorbidade”, ressaltou.

Para ampliar a cobertura vacinal, o Governo do Amapá reforçou a disponibilidade de postos de vacinação em locais de grande fluxo de pessoas na capital, como shoppings, supermercados, feiras e pontos turísticos. São locais descentralizados, com equipes de vacinação em horários ampliados, para garantir maior adesão do público à vacinação.

Segundo dados da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), 173 mil pessoas ainda não completaram o esquema vacinal contra a covid-19, por meio de duas doses, seguida de uma dose de reforço.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá