Logo Amapá
terça, 18 de outubro de 2022 - 17:41h - 1586
Outubro Rosa: Mãe Luzia coordena programação de prevenção ao câncer de mama para profissionais da unidade
Com o objetivo de cuidar de quem cuida, a campanha vai levar rodas de conversa, atividades lúdicas e de lazer para as funcionárias.
Por: Roberta Corrêa
Foto: Gabriel Maciel
Evento segue até 27 de novembro.

"Cuidar de quem cuida", este é o lema da ação do Hospital da Mulher Mãe Luiza (Hmml) que oferece atividades de conscientização e prevenção do câncer de mama às profissionais de saúde da unidade. A estratégia é coordenada pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) e faz parte do Outubro Rosa. 

“Nosso objetivo é cuidar de quem cuida, muitas mulheres que trabalham na maternidade deixam a própria saúde de lado para se dedicar ao trabalho, por isso começamos com um levantamento para saber quem precisa de assistência e assim organizamos a programação”, explica a responsável técnica do NEPS do HMML, Andrea Sousa.

Abertura da campanha aconteceu dia 17, com a distribuição de laços e música ao vivo seguindo até o dia 27 com rodas de conversas incluindo orientações e cuidados de saúde e mais atividades lúdicas.

A Maternidade Mãe Luzia firmou parcerias com a Unifap, Senac e com a Prefeitura de Macapá através da Coordenadoria de Saúde da Mulher, estudantes concluintes dos cursos de enfermagem e fisioterapia irão ministrar rodas de conversas e atividades de conscientização à saúde as servidoras, o Senac vai ofertar ação de cuidados com a beleza e a Coordenadoria de Saúde da Mulher vai realizar consultas ginecológicas, exames de PCCU e mamografia para as servidoras.

Para Ana Vitoria dos Santos que é concluinte do curso de enfermagem da Unifap, participar da campanha é um momento muito significativo, principalmente com mulheres que enfrentam os desafios de uma maternidade no dia-a-dia.

“As rodas de conversas vão conscientizar essas trabalhadoras que é necessário olhar pra si, saber como está a sua própria saúde e como concluinte de enfermagem é uma troca de conhecimento, a experiencia profissional delas com a nossa vontade de mostrar como é necessário cuidar da saúde e prevenir o câncer de mama”, declara Ana Vitoria.

Programação Outubro Rosa HMML: 

04 a 14/10 – Levantamento das servidoras que precisam realizar PCCU e/ou mamografia;

17/10 – Abertura: decoração do hospital e música;

18/10 – Rodas de conversas com servidores/Unifap;

19/10 – Jogos Educativos para os servidores;

20/10 – Jogos Educativos para os servidores;

21/10 – Jogos Educativo e Ação de Cuidados de Fisioterapia/Unifap;

24/10 – Jogos Educativos e Ação de Cuidados de Beleza e Bem Estar;

25/10 – Exames preventivos: PCCU e Mamografia na Carreta da Mulher Outubro Rosa;

26/10 - Exames preventivos: PCCU e Mamografia na Carreta da Mulher Outubro Rosa;

27/10 – Cantinho da Foto e Música – Encerramento.

 

 

 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá