Logo Amapá
terça, 18 de outubro de 2022 - 18:00h - 1703
Governo capacita técnicos de secretarias municipais de Educação para aplicação do Sispaeap
A ação é referente às estratégias de aplicação da prova do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Amapá. A prova será aplicada nos dias 9 e 10 de novembro.
Por: Bárbara Ribeiro
Foto: Fernanda Sena/ Seed
A capacitação ocorreu na Faculdade Estácio de Sá e contou com a participação de técnicos dos 16 municípios.

Nesta terça-feira, 18, o Governo do Amapá reuniu técnicos municipais da Educação em uma capacitação para aplicação da prova do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Amapá (Sispaeap). A Secretaria de Estado da Educação (Seed), junto ao Centro de Avaliação e Estatística Educacional da Universidade de Juiz de Fora (Caed/Ufjf), realizaram o alinhamento com as equipes de coordenadores municipais e estaduais, que serão responsáveis pela organização da aplicação das avaliações.

Participaram da capacitação 62 técnicos das secretarias municipais e de Estado, entre coordenadores e formadores municipais do Programa Criança Alfabetização (PCA), consultores de avaliação e assessores pedagógicos.

Os participantes receberam informações detalhadas e importantes sobre a logística, aplicação e ações estratégicas para os dias da prova, assim como puderam tirar eventuais dúvidas sobre todo o processo.

A consultora de avaliação da Seed, Claudia Silva, uma das condutoras da capacitação, acredita que o momento oportuniza o amplo entendimento do que fazer no dia de aplicação das provas.

“As equipes de aplicadores precisam estar apropriadas sobre todos os procedimentos necessários para que possamos garantir um processo avaliativo padronizado, com equidade e eficácia nas coletas das informações”, disse a consultora.

A prova do Sispaeap será aplicada nos dias 9 e 10 de novembro em todo o Amapá, para os estudantes municipais e estaduais do 2º ano do Ensino Fundamental e do 5º e 9º ano da rede estadual de ensino.

É importante ressaltar, que os resultados das avaliações do Sispaeap incidem sobre a premiação por recursos financeiros para as escolas (Prêmio Criança Alfabetizada), distribuição do ICMS aos municípios e, também, visa fornecer subsídios para a tomada de decisões destinadas à melhoria da aprendizagem.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá