Logo Amapá
terça, 18 de outubro de 2022 - 11:50h - 3307
Concurso da Educação: 1ª etapa do certame tem quase 10% de abstenção; veja número de faltosos por turno
Provas objetivas e estudo de caso aconteceram no último domingo, 16, em Macapá
Por: Sávio Almeida
Foto: Albenir Sousa
Ao todo, foram 3.032 candidatos faltosos.

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou nesta terça-feira, 18, que quase 10% dos mais de 30 mil inscritos no concurso da educação não compareceram aos locais de aplicação do exame de conhecimentos, no último domingo, 16.  Ao todo, foram 3.032 candidatos faltosos. A banca foi contratada pelo Governo do Amapá para organizar a primeira etapa do certame, que consiste na prova objetiva e estudo de casos. 

No turno da manhã, 1.358 dos 7.465 concorrentes não compareceram aos locais de prova para os cargos de cuidador e de tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), totalizando 15% de ausências neste turno. 

Já no horário da tarde, 8% dos 21.815 concorrentes aos cargos de pedagogo e de  professor da educação básica e profissional deixaram de comparecer ao local de prova, o que soma 1.674 faltosos. 

Esta primeira etapa do certame tem caráter eliminatório e classificatório. Para todos os cargos, será considerado aprovado na Prova Escrita Objetiva, o candidato que obtiver índice de classificação igual ou superior a 36 pontos, correspondente a 60% de acertos do total das questões.

Já na avaliação da Prova Escrita Discursiva, serão considerados o acerto das respostas dadas, o grau de conhecimento do tema demonstrado pelo candidato e a fluência e a coerência da exposição.

Etapas

A realização do concurso para os cargos de professor da Educação Básica e profissional, cuidador e pedagogo consistirá em três fases.

A primeira fase equivale ao Exame de Conhecimentos. A segunda e terceira fase possuem caráter eliminatório, sendo elas os exames documental e de saúde, respectivamente.

Para o cargo de tradutor e intérprete de Libras, os candidatos realizarão, além da prova de múltipla escolha, a Prova Prática, a fim de comprovar seu domínio sobre as tarefas determinadas pelo examinador técnico na área.

Acompanhamento e informações

Todos os atos, editais e comunicados oficiais referentes às fases deste concurso público de responsabilidade da FGV serão divulgados integralmente no site da banca, assim como também ficarão disponíveis no site da Secretaria de Estado da Administração e no Diário Oficial do Amapá.

Mais concursos

Em 2022, o Governo do Amapá já lançou os editais para os concursos da Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros (CBM), Receita Estadual, Educação, Polícia Técnica Científica (Politec) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), assim como também formou as comissões dos certames para os Curso de Formação de Oficiais (CFO) da PM e do CBM.

Os novos certames fazem parte do calendário de concursos do Estado e integram o planejamento e aperfeiçoamento da gestão pública.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá