Logo Amapá
segunda, 17 de outubro de 2022 - 17:41h - 1565
Amapá compartilha estratégias de combate à malária em oficina do Governo Federal
No estado, a redução de casos de malária é de 24,4% em comparação a 2021.
Por: Rafaela Bittencourt .Colaboradores: Nathanael Zahlouth
Foto: Nathanael Zahlouth/SVS
Oficina reúne estados da região norte para debater estratégias de combate à doença.

O Governo do Amapá compartilha estratégias utilizadas para o enfrentamento à malária em uma ocina promovida pelo Ministério da Saúde sobre o combate à doença. Outros estados da região norte, como Rondônia e Pará, também participam do evento acontece em Brasília até quarta-feira, 19. 

O objetivo da oficina é agregar estratégias dos três estados junto ao Governo Federal para diminuir o número de casos na região. Segundo o Ministério da Saúde, 80% dos casos de malária registrados no Brasil se concentram em 33 municípios da região norte.

No Amapá, a redução de casos de malária é de 24,4% em comparação a 2021. Até 30 de setembro, foram 1.525 casos notificados, contra 2.018 no mesmo período do ano passado.

A chefe da Unidade de Zoonoses da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Rackel Barroso, detalhou as estratégias utilizadas pelo Amapá para alcançar a queda. 

“Os dados nos mostram o resultado do trabalho de capacitar, supervisionar e acompanhar os municípios, além, é claro, das atividades de rotina. O momento é importante para podermos compartilhar experiências e mostrar um pouco do trabalho que já desenvolvemos e que podemos desenvolver”, explica Barroso. 

“Temos uma meta para ser atingida até 2035 e queremos alcançá-la; o trabalho que desenvolvemos engloba o Governo Federal, Estadual e municipal, por isso têm alcançado resultados tão importantes e que podem ser ainda melhores com essa integração contínua”, comenta.

A programação prevê a exibição de estratégias para eliminação da malária nos estados participantes e, posteriormente, sobre diagnóstico e tratamento; vigilância e controle vetorial, educação em saúde, indicadores e metas do plano de eliminação, além da competência nas três esferas.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá