sexta, 17 de junho de 2022 - 20:38h - 2675
Governo do Amapá realiza oficina para orientar produtores rurais sobre a mandiocultura 
Programação consiste em palestras para tirar as dúvidas dos trabalhadores. Também há a parte prática com técnicas sobre o plantio das espécies de mandioca
Por: Weverton Façanha
Foto: Marcelo Loureiro
O evento envolve palestras e um dia de campo, para mostrar as circunstâncias do processo da mandiocultura

O Governo do Estado iniciou, nesta sexta-feira, 17, uma oficina para orientar os produtores sobre as boas práticas no cultivo da mandioca. A ação faz parte do Programa Reniva, que estimula o aumento da produção de mandioca no Amapá, com a inserção de sementes com melhoramento genético.

LEIA MAIS: 

Reniva Amapá: Governo recebe 200 mil manivas-sementes para formar bancos clonais no estado

O evento foi dividido em ações teóricas e práticas para apresentar aos trabalhadores de diversas localidades do estado as pesquisas e inovações tecnológicas do setor agropecuário, com visão para o protagonismo da cadeia produtiva da mandiocultura.

Nas palestras, os técnicos explicaram aos agricultores como é a produção e quais potencialidades desta cultura no contexto amapaense. A ação tem parceria com o Sebrae/AP, Embrapa/AP e associação rurais.

 

Um dos palestrantes deste primeiro dia foi o empresário e produtor, Benedito Dutra, que pontuou os caminhos para dinamizar o mercado de maniva-sementes (ramas utilizadas para o plantio da mandioca). 

“Estamos aqui para enfatizar que existe um caminho aberto para a produção e o comércio de manivas-semente no país. O Amapá está percorrendo o trajeto correto e o trabalho conjunto entre Governo e produtores terá resultados excelentes em pouco tempo”, enfatizou.

Um dos participantes da oficina é o produtor Ernestino Lacerda, do município de Santana, que mostrou-se satisfeito com o aprendizado da oficina.

“Aqui pude analisar tudo e tirei minhas dúvidas. É uma condição nova para nós e sempre aparecem situações que não sabemos conduzir, mas agora temos muitos pontos esclarecidos" contou.

Para o gestor da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (SDR), Janner Gazel, a oficina busca tirar as dúvidas que o trabalhadores rurais possam ter sobre a mandiocultura 

“Existe um trabalho voltado para alavancar a mandiocultura no Amapá e estamos colocando ao produtor toda a estrutura para ele aumentar sua produção. Mas, sempre existem as dúvidas e é isso que levamos essas palestras aos trabalhadores”, destacou.

Dia de Campo

Neste sábado, 18, a partir das 9h, a programação seguirá com a parte prática da oficina. Haverá o plantio do banco clonal de manivas-semente de diversas espécies no campo experimental da Embrapa/AP, no KM 45, da BR-156.

A atividade na área terá a participação do produtor e engenheiro agrônomo, Benedito Dutra, que é o responsável pela manivas-semente, adquiridas pelo Estado através do Programa Reniva Amapá.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá