segunda, 16 de maio de 2022 - 12:55h - 1822
Governador Waldez nomeia coronel Heliane Braga a 1ª mulher a comandar a Polícia Militar do Amapá
Nova comandante disse que as prioridades de sua gestão serão o combate ao crime organizado e à violência contra a mulher e ordem pública.
Por: Nathacha Dantas
Foto: Erich Macias/Secom
Solenidade ocorreu nesta segunda-feira (16), no Palácio do Setentrião, sede central do Executivo amapaense em Macapá

O governador do Estado, Waldez Góes, empossou como comandante da Polícia Militar do Amapá (PM/AP), a coronel Heliane Braga de Almeida, a primeira mulher à frente de uma das maiores forças de segurança pública do Amapá. Ela é a terceira a assumir o cargo no Brasil.

A solenidade ocorreu nesta segunda-feira (16), no Palácio do Setentrião, sede central do Executivo amapaense, em Macapá, e reuniu familiares dela, agentes da Segurança Pública Estadual e autoridades de outros Poderes.

Veja mais momentos da solenidade: CLICK AQUI

Empossada, prometeu cumprir todas as metas estabelecidas no planejamento estratégico dos planos de segurança estadual e nacional e dar continuidade à todos os macros investimentos já consolidados em todo sistema de segunda pública.

"No campo operacional, investiremos massivamente no combate à alta criminalidade, em especial, o combate efetivo à violência contra às mulheres", frisou Heliane.

O governador fez referência ao legado deixado pelo coronel Paulo Matias, que estava há 3 anos à frente da corporação. Ele destacou que a escolha de uma mulher para assumir o cargo de alto escalão não foi o principal critério, mas sim a capacidade técnica.

"Coronel Heliane é altamente preparada. Tem um trajetória brilhante na prestação de serviço à população ainda tão jovem. Dada a sua intelectualidade, firmeza e capacidade de gestão, tem muito a doar com compromisso e respeito ao povo do Amapá", frisou Góes.

A cerimônia de passagem de comando ocorrerá na quarta-feira (18), no quartel do Comando Geral.

Patrulha Maria da Penha

Uma das prioridades da administração da coronel Heliane será a implantação de uma equipe militar especializada para fazer o primeiro atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica: a Patrulha Maria da Penha.

Trata-se de quatro unidades especializadas, nas quais a maioria dos membros serão militares mulheres, que passaram por um treinamento específico para atender a este tipo de ocorrência.

A previsão é que, inicialmente, as Patrulhas Maria da Penha sejam implantadas nos 1º, 2º, 6º e 4º Batalhões, para cobrir, respectivamente, as zonas sul, norte, leste oeste de Macapá, e o município de Santana.

Perfil

A macapaense Heliane Braga de Almeida, tem 41 anos de idade, é casada há 16 anos com o coronel da PM Aldinei. Tem dois filhos, Vítor e Ana Clara. Ingressou na Polícia Militar do Amapá em 1º de fevereiro de 1999, há 23 anos.

É bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar do Cabo Branco/Universidade Estadual da Paraíba (2001). É bacharel em Fisioterapia pela Faculdade Seama (2007) e bacharel em Direito pela Universidade Federal do Amapá – Unifap (2017).

Na PM/AP, a coronel Heliane já foi comandante do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE), do Pelotão do Centro de Formação da corporação, da Companhia Independente de Trânsito, do Centro de Formação e Aperfeiçoamento.

Foi diretora adjunta de Comunicação Social, subcomandante do 1° BPM, do Batalhão Ambiental, diretora adjunta de pessoal e de ensino e instrução.

Veja mais momentos da solenidade: CLICK AQUI

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Erich Macias/Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá