quinta, 14 de outubro de 2021 - 20:31h - 1769
Nova etapa de campanha contra sarampo e influenza já garantiu a aplicação de mais de 47 mil imunizantes
Terceira fase da ação tem foco nas cidades de Macapá e Santana e segue até o dia 19 de outubro.
Por: Nathanael Zahlouth
Foto: Ascom/SVS
A varredura vacinal ocorre de casa em casa nos bairros periféricos de Macapá e Santana

Em 13 dias, o Governo do Amapá já garantiu a aplicação de 47.825 doses das vacinas que protegem contra influenza e sarampo durante nova edição da varredura vacinal. A campanha é voltada para a população das cidades de Macapá e Santana e segue até a próxima terça-feira, 19.

As vacinas são aplicadas como reforço para pessoas que há muito tempo tomaram a última dose, ou para aquelas que nunca haviam sido imunizadas.

Todas as edições da varredura vacinal são coordenadas pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), com apoio da Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e das prefeituras.

Esta é a terceira edição da varredura vacinal este ano. A primeira aconteceu em janeiro e agarantiu a aplicação de mais de 28 mil doses contra o sarampo, além de outras 21 mil doses de variadas vacinas para as crianças em sete municípios: Macapá, Santana, Mazagão, Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Porto Grande e Oiapoque.

A segunda edição, que finalizou em setembro, atendeu os moradores de cinco municípios: Macapá, Santana, Mazagão, Oiapoque e Porto Grande. Foram 91 mil doses aplicadas de vacinas contra sarampo e influenza.

“O sarampo é uma doença altamente contagiosa. Ela pode ser perigosa, principalmente para as crianças, e a melhor forma de evitá-la é com a vacina. A ação de varredura vacinal é uma estratégia para alcançar a maior quantidade de pessoas possíveis”, afirmou o superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia.

Confira a programação da varredura por bairro:

Macapá

Brasil novo - 12/10 a 15/10
Santa Rita - 16/10 a 1910

Santana

Aquaville - 12/10 a 16/10
Fortaleza - 18 e 19/10

Casos de sarampo

O último boletim apresentado pela SVS, aponta o registro de 461 casos de sarampo no Amapá em 2021.

Macapá é a cidade com mais casos registrados, com 372 confirmações, seguido de Santana, com 30 casos, Mazagão, com 18, e Oiapoque com 15 casos.