Logo Amapá
quinta, 11 de maio de 2023 - 14:58h - 3637
Samu oferece capacitação sobre primeiros socorros a policiais militares
Objetivo é proporcionar à população um atendimento mais capacitado em situações como engasgos, afogamentos, entre outros.
Por: Paolla Gualberto
Foto: Paolla Gualberto
A capacitação dividida em etapas teóricas e práticas

O Núcleo de Educação do Serviço de Atendimento Móvel em Urgência (Samu) realizou nesta quinta-feira, 11, uma capacitação em primeiros socorros para 15 militares do 3º Curso de Cinotecnia Policial, que acontece no Canil do Batalhão de Operações Especiais (Bope). O objetivo é proporcionar à população um atendimento mais capacitado em situações como engasgos, afogamentos ou choques elétricos. 

Para o comandante do Canil do Bope, capitão Lino Medeiros, a aplicação técnica das manobras aprendidas na capacitação é de extrema importância para a rotina desses militares.

“A ideia é que o policial possa atuar no primeiro socorro de um colega que venha a ser ferido em alguma ocorrência ou em uma condição anormal do dia a dia. Essa parceria com o Samu tem mostrado bons resultados para todos”, afirma o comandante do canil.

A capacitação foi dividida em duas etapas, na primeira ocorreu a apresentação teórica, onde os alunos aprenderam sobre os conceitos e métodos de salvamento e puderam dividir experiências pessoais e profissionais sobre o assunto.

Na segunda etapa, foi realizada uma aula prática para aplicação dos conceitos aprendidos em teoria, como a manobra de desengasgo, conhecida como Heimlich, aplicação de torniquete e massagem cardíaca. Tudo isso aplicado em simulações de situações reais que podem acontecer nas ocorrências rotineiras desses militares.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Educação em Urgência, Dartagnan Matos, a capacitação desses profissionais é indispensável, pois pode ser aplicada em várias situações.

“No curso, nós tentamos frisar que qualquer procedimento que eles venham a fazer, pode ser capaz de salvar a vida de muitas pessoas. Aplicando as técnicas básicas até as mais complexas”, destaca o coordenador.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá