segunda, 11 de abril de 2022 - 17:05h - 4932
Abril Verde: Governo do Amapá realiza oficina online sobre a saúde do trabalhador
Evento faz parte da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho. No estado, a programação será dia 22 de abril.
Por: Rafaela Bittencourt

Como parte da Campanha Nacional Abril Verde - mês de conscientização e prevenção a acidentes no trabalho, o Governo do Amapá realizará no dia 22, a oficina online sobre a “Atenção à Saúde do Trabalhador no Âmbito do SUS”, para conscientizar a população sobre saúde e segurança no trabalho.

Para participar do evento, o interessado deve acessar o link do Zoom https://conasems-br.zoom.us/j/85212657119 às 15h e usar o ID da reunião: 852 1265 7119.

A oficina vai abordar o trabalho de Vigilância em Saúde realizado no estado, os desafios de notificar acidentes e agravos relacionados ao trabalho e o controle social na assistência aos trabalhadores.

No Amapá, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), ligado ao Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador (NVST), está à frente da campanha para promover formações e ações junto com órgãos parceiros.

"Debater este tema é dar visibilidade as questões do trabalhador, além de garantir que ele tenha acesso aos seus direitos e a proteção. Por isso, estamos indo até os profissionais, para que o atendimento dos casos notificados, seja qualificado", explica Regiclaudio Souza, gerente do Núcleo de Vigilância do Trabalhado.

Além disso, o NVST participará no dia 28 de abril, de um Seminário Técnico promovido pelo SESI, com a palestra Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora: princípios, avanços e desafios, apresentado pela médica do trabalho, Maria Helena.

Acidentes no trabalho
O Cerest é responsável pela notificação dos casos, que são, posteriormente, avaliados e repassados ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

De 2019 a 2021, o Cerest notificou 1.348 casos de acidentes no trabalho, sendo a maior parte deles em Macapá, com 901 notificações, sendo seguido por Santana (125 notificações) e Mazagão (83 notificações).

Em 2021, foram registrados 431 acidentes ou agravos, sendo 422 do ano anterior. Na capital Macapá, nesse mesmo ano, foram registrados 359 acidentes ou agravos, esse número é mais de 60% superior ao registrado em 2020, quando foram notificados 222 casos.

Evento Nacional
O tema deste ano é Gestão de Riscos Ocupacionais: identificar perigos, avaliar riscos, prevenir acidentes e doenças no trabalho. A programação nacional inicia nesta terça-feira, 12, a partir das 9h30, no Canal da Escola Nacional da Inspeção do Trabalho no Youtube, pelo link https://youtu.be/7yAVMh5MyZo.