Logo Amapá
terça, 08 de março de 2016 - 14:53h - 16376
Governo apresenta calendário do Programa de Aquisição de Alimentos nesta quarta-feira
A primeira feira do programa e a cerimônia de abertura dos trabalhos deste ano, ocorrem na sede do Projeto Minha Gente, no bairro Jardim Felicidade.
Por: Elder de Abreu

O Governo do Amapá apresenta, nesta quarta-feira, 9, o calendário de atividades do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que é incentivado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A primeira feira do programa e a cerimônia de abertura dos trabalhos deste ano, ocorrem a partir de 11h, na sede do Projeto Minha Gente, no bairro Jardim Felicidade, zona norte de Macapá.

Criado para aproveitar o excedente de produção da agricultura familiar no país, o PAA é executado no Amapá pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap). O funcionamento do programa prevê a compra, pelo governo, de todos os alimentos agrícolas que não são comercializados nas feiras de produtores espalhadas pelo Estado.

O excedente de produção, adquirido pelo Rurap com recursos do PAA, é distribuído para escolas e associações filantrópicas – conforme recomenda o MDS. Os alimentos são repassados à Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (SIMS), que mapeou 223 dessas entidades e estabelecimentos de ensino. Elas recebem os alimentos comercializados nas feiras do PAA.

Incentivos

De acordo com a coordenadora do PAA no Amapá, Darciane Gomes, o incentivo gera renda aos agricultores e auxilia na alimentação de mais de 40 mil pessoas. Segundo ela, o Governo do Amapá conseguiu captar R$ 3,1 milhões do PAA no MDS. Esse montante será investido, até o final do ano, no atendimento a produtores e entidades cadastradas pela SIMS, nos 16 municípios do Estado, mais os distritos de Pacui e Bailique.

Na Feira do PAA desta quarta-feira, o Rurap vai adquirir alimentos produzidos pelos agricultores de Macapá e Santana. O Rurap elaborou um cronograma para levar o evento a outras localidades do Estado.

Sacolas ecológicas

A novidade deste ano nas feiras do PAA serão as sacolas retornáveis, confeccionadas com banners e lonas usados na 51ª Expofeira no ano passado. O material, que é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), será distribuído às entidades que recebem as doações de alimentos do PAA.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá