sábado, 07 de maio de 2022 - 18:35h - 6004
AnCoragem: ações de recomposição da aprendizagem são trabalhadas em escolas do Jari
Formação atingiu escolas municipais e estaduais de Laranjal do Jari. As unidades de ensino trabalharão com os estudantes aulas pontuais focadas na recomposição da aprendizagem.
Por: Caroline Mesquita
Foto: Divulgação/Seed
O encontro reuniu profissionais do Estado e do município de Jari.

A equipe técnica da Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizou na sexta-feira, 6, no município de Laranjal do Jari, o primeiro encontro do “Projeto AnCoragem: aprendizagem no nível adequado”, e reuniu professores dos componentes Língua Portuguesa e Matemática, pedagogos e diretores da etapa fundamental da redes de ensino estadual e municipal de Laranjal do Jari. 

O encontro, realizado em regime de colaboração entre Estado e município, tratou sobre o fortalecimento das ações pedagógicas voltadas para a recomposição da aprendizagem diante da retomada das aulas presenciais na rede pública de ensino. O objetivo é mapear o grau de dificuldade dos estudantes fazendo o agrupamento diante das limitações da aprendizagem dentro do processo educacional. 

A Seed, com o apoio do Instituto Gesto em parceria com a Elos Educacional, vem desenvolvendo o Projeto AnCoragem e orientando as escolas no fortalecimento dessa ação direcionada aos estudantes do 4º ao 7º ano do ensino fundamental, que terão aulas pontuais focadas na recomposição da aprendizagem.

“As lacunas da aprendizagem estão claras no cenário mundial causadas durante o período da pandemia, e hoje com a retomada o cenário é desafiador. Só iremos avançar se cada Secretaria de Educação compreender que a recomposição da aprendizagem é palavra de ordem neste momento”, destacou Ryan Muller, coordenador de Educação Básica e Educação Profissional da Seed.

 

Metodologia

Os estudantes terão aulas diferenciadas. A metodologia envolve a leitura e cálculo matemático e conta com a troca de experiências entre as redes. Com as orientações repassadas no encontro, cada unidade de ensino fará o levantamento de estratégias de recomposição com o foco no nivelamento e fortalecimento da aprendizagem.

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