terça, 03 de novembro de 2015 - 10:29h - 17822
Aproveitamento de materiais sustentáveis é tema de palestra na 51ª Expofeira do Amapá
Quem ministrou a palestra foi a engenheira florestal, pesquisadora e professora da Ueap, Lina Bufalino.
Por: Da Redação
Os visitantes da 51ª Expofeira do Amapá tiveram a oportunidade de acompanhar nesta terça-feira, 3, a palestra “O futuro com materiais sustentáveis: perspectivas para a Amazônia amapaense”, promovido pela Universidade Estadual do Amapá (Ueap), no Pavilhão de Negócios. No encontro, foram apresentadas várias possibilidades de se trabalhar matérias sustentáveis saindo da dependência de produtos plásticos.

Quem ministrou a palestra foi a engenheira florestal, pesquisadora e professora da Ueap, Lina Bufalino. Ela enfatizou o aproveitamento de resíduos florestais, agrícolas e industriais, para a produção de painéis, mdf e mdp (chapas de fibra de madeira). Esses resíduos, segundo Bufalino, também podem ser usados na construção civil.

No Brasil as tecnologias ainda estão um pouco longe das comunidades. Mas a pesquisadora prevê avanços, sobretudo nos projetos de pesquisas envolvendo as fibras do açaí. “Estou estudando o açaí como matéria-prima para papel, papelões e até tijolos e telhados”.

Empresas pioneiras nesse ramo são a Kirei, nos Estados Unidos, que aproveita resíduos variados da madeira, e a Bamboo, na China, que reutiliza o bambu em construções sustentáveis. 

51ª Expofeira

A 51ª Expofeira do Amapá é uma realização do Governo do Estado e Sebrae. O evento ocorre no Parque de Exposições da Fazendinha, no período de 30 de outubro a 8 de novembro. Da área total de 120 mil metros quadrados, serão ocupados 116 mil. A concepção da 51ª Expofeira é transformá-la em feira de negócios, dando ênfase ao desenvolvimento econômico do estado. Dois eixos estarão em evidência - Produção de Alimentos e Produção Florestal.

Em 2015 o evento conta com o patrocínio do Banco do Brasil, CAIXA, Banco da Amazônia e Sicoob CredEmpresas-AP e apoio da Associação Comercial do Amapá (ACIA), Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) e Consórcio Equador.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá