O Governo do Amapá trabalha na expansão da rede intensiva do Hospital das Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), com novos leitos e farmácia satélite, estrutura que fica localizada no próprio setor de dispensação, agilizando o processo de tratamento dos pacientes.
São 10 novos leitos - 5 dos quais já estão em funcionamento. O diretor da unidade, Cirillo Sant'Anna, destaca que os investimentos impactam na rede de saúde de todo o estado.
“Um dos leitos novos é exclusivo para o uso de neurologia - o que é importante, porque estes pacientes necessitam de um tempo maior de internação, após o procedimento. Agora, estamos desafogando todas as outras unidades”, informou o diretor.
O Governo incluiu nos investimentos na rede intensiva uma farmácia satélite.
“A farmácia satélite conta com um farmacêutico 24 horas, o que ajuda bastante na aplicação de medicamentos para os pacientes que estão internados nos leitos intensivos”, destacou Cirilo.
O hospital também já realizou uma série de reparos em sua estrutura. A psiquiatria foi pintada e revitalizada. O foco agora principal é a reforma da rampa de acesso ao hospital, em uma obra composta por 3 etapas: dedetização, estrutural e identificação visual.
“A reforma trará maior acessibilidade, pois estamos melhorando o acesso para pacientes que estão em cadeira de rodas e macas”, complentou o gestor do hospital.