segunda, 09 de maio de 2022 - 18:34h - 3838
Empreendedores do Sabores do Amapá aderem ao projeto “Papa Óleo” da Abrasel
Óleo usado no preparo alimentos e frituras será recolhido em recipientes e 50% do produto será transformado em sabão para ser utilizado na limpeza dos boxes.
Por: Kelly Pantoja
Foto: arquivo Sete
recipientes entregues pela Abrasel será utilizado na coleta do óleo usado pelos empreendedores do Sabores do Amapá

Os empreendedores que trabalham nos boxes do espaço Sabores Amapá, no Complexo Turístico Beira-Rio, vão passar a recolher em recipientes o óleo usado no preparo diário de alimentos. A medida é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), através do projeto “Papa Óleo”.

O acordo foi formalizado no dia 6 de maio e o produto será recolhido pela empresa MDL Ambiental, responsável pela coleta.

Cada empreendedor recebeu vasilhames para guardar o óleo. De acordo com Yukio Nagano, presidente da Abrasel/AP, no Amapá, cerca de 100 tambores ou 20 mil litros de óleo deixam de ser descartados semanalmente no esgoto, evitando com que solo, lençol freático e rios sejam contaminados.

"Além disso, o projeto traz economia aos empreendedores, uma vez que 50% do óleo recolhido será devolvido no formato de sabão em barra e líquido", informou.

A Sete buscou a parceria com a Abrasel para a destinação sustentável do produto.

“Todos os dias são preparados dezenas de alimentos no espaço Sabores do Amapá e o óleo utilizado pelos empreendedores precisava de uma destinação correta. Após a coletado, a metade do que foi recolhido será transformado em sabão e usado na limpeza das louças e dos boxes”, relatou o secretário de Trabalho e Empreendedorismo, Luiz Carlos Araújo.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá