A implantação de um ambiente, nas unidades hospitalares, dedicado ao acolhimento e cuidado às mulheres vítimas de violência foi uma das necessidades constatadas pela equipe do governador, Clécio Luís, durante as visitas ao Hospital de Emergência de Macapá (HE).
Para a secretária de Políticas para Mulheres (SEPM), Adrianna Ramos, essa ligação direta com os hospitais de emergência e maternidades é essencial para garantir mais segurança e prevenir que as agressões evoluam para ocorrências de risco ainda maior, como o feminicídio.
A gestora exemplificou a necessidade de um espaço hospitalar, especializado neste tipo de atendimento, com situações onde o agressor poderia facilmente ter acesso à vítima hospitalizada.
“Quando temos essa liberdade de ampará-las, com a Rede de Atendimento à Mulher (RAM) dentro dos hospitais, agregamos todos os instrumentos e órgãos de Saúde, Justiça e Segurança. É mais que prevenção à violência, é garantia de direitos”, enfatizou a secretária.
Adrianna Ramos declarou, ainda, que o Plano de Ações de 2023 está sendo reformatado para que o novo Governo atue de forma ainda mais enfática em todos os municípios, em contato direto com as unidades de saúde e da Justiça em todo o estado.
Onde buscar atendimento
Conheça endereços e telefones úteis das principais unidades de atendimento especializado:
Segurança Pública
Secretaria de Políticas para Mulheres – SEPM
Centros de Referência em Atendimento à Mulher – CRAM
Rua São José Nº1500 – Centro
Avenida Intendente Pinto Nº932 – Centro
Avenida Manoel Bentes Parente Nº785 – Centro
Avenida Tiradentes, Nº 882 – Agreste
Rua Joaquim Caetano Da Silva Nº1000 (Prédio Do Super-Fácil)
Centros de Atendimento à Mulher a à Familia – Camuf
Rua Rio Juruá Nº816, Centro.
Avenida Santana, Nº1815b – Centro
Núcleos de Acolhimento às Mulheres Amapaenses Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexo – Ama LBTI
Rua Odilardo Silva 854, Lote 215, Quadra 27, Setor 01, Macapá/Ap, Bairro Julião Ramos