Meio Ambiente

Secretaria de Estado do Meio Ambiente

Acessibilidade: A+ A() A-

Meio Ambiente

Meio Ambiente

Secretaria de Estado do Meio Ambiente

Acessibilidade: A+ A() A-

 Coordenadoria de Geoprocessamento e Tecnologia de Informação Ambiental

A CGTIA: COORDENADORIA DE GEOPROCESSAMENTO E TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO AMBIENTAL compete coordenar, orientar, planejar e executar as atividades Geotecnológicas do Sistema de Informações Ambientais e da Tecnologia da Informação no âmbito da SEMA. A estrutura organizacional da Coordenadoria é composta pelo Núcleo de Gestão de Sistema (setor de tecnologia da informação) e Núcleo de Gestão de Tecnologia (setor de Geoprocessamento).

Núcleo de Gestão de Sistema oferece suporte aos setoriais da SEMA, estuda os recursos computacionais, de telecomunicações e redes, em busca de inovação tecnológica que viabilize um melhor desempenho dos sistemas de informação, com redução de custos e disponibilidade de serviços e infra-estrutura mais eficiente e eficaz.

Núcleo de Gestão de Tecnologia (Geoprocessamento) trabalha com a geração, disponibilização e difusão de informações e tecnologias ambientais, priorizando a integração de dados e informações dos recursos ambientais. É composta por equipe multidisciplinar e desenvolve trabalhos técnicos dando suporte às decisões no planejamento e soluções de problemas relativos à gestão ambiental do Estado. Para isso, gerencia uma base de dados composta pela cartografia básica do Estado (limites municipais, unidades de conservação, hidrografia, localidades, vias Interurbanas e outros), um acervo de dados temáticos, imagens de satélites e dados de parcerias com outras instituições e de projetos de pesquisa. O Geoprocessamento da SEMA, ainda objetiva tratar as questões ambientais com visão sistêmica, apresentando propostas de soluções adequadas ao meio ambiente, visando o bem-estar da sociedade e principalmente a difusão de informações ambientais, respaldadas no uso das geotecnologias.

 

Ações e Projetos:

- Elaboração de Relatório Técnico de Desmatamento no Amapá;

- Apoio na elaboração da Base cartográfica continua do estado do Amapá;

- Apoio na elaboração da Rede geodésica do Estado do Amapá;

- Apoio na Elaboração do PPCDAP;

- Apoio as atividades dos demais setores da SEMA/IMAP;

- Elaboração do SITE da SEMA;

- Disponibilização dos dados da Base cartográfica, através da internet;

- Elaboração de uma nova metodologia para a realização do desmatamento do Estado Amapá;

- Elaboração de um mapa de fitofisionomia para todo o Estado;

 

Trabalhos Desenvolvidos:

Dentre as ações já desenvolvidas pela Coordenação, são destaques: Relatório de desmatamento do Estado do Amapá; Mapas temáticos do Estado, Mapas das unidades de conservação, disponibilização das imagens de radar que compõem a Base cartográfica dentre outros. A Secretaria também atende, com frequência, demandas de outros setores estaduais, municipais e sociedade civil.

 

Equipe:

Atualmente a Coordenação conta com 13 pessoas, sendo: 1 coordenador, 2 gerentes, 4 técnicos em suporte a Tecnologia da Informação e 6 técnicos em Geoprocessamento, e um 1 técnico de nível médio.

 Geoprocessamento

Mapas

Shapes

Área de atuação


Secretaria de Estado do Meio Ambiente
Av. Mendonça Furtado nº 53 - CEP: 68900 - 060 - Macapá/AP - Tel: (096) 40099450
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá